O frio chegou! Não pare de treinar!

 

          Com a chegada do frio, vamos nos prevenir e treinar com cuidado para não adoecer e nem se lesionar.

          Antes de falar do exercício, vamos entender porque ficamos mais doentes essa época do ano. Por ser mais sensível ao calor, agora na chegada do frio, o vírus torna-se mais presente por aí. Em relação à umidade do ar, em dias mais secos, a chance de ficar doente é maior visto que o vírus permanece por mais tempo no ar. Já em dias mais úmidos, o vírus em contato com as gotículas de água, fica mais pesado e precipitam mais rápido, estando mais presente nos objetos.

 

Pré treino e aquecimento

          Com o frio, nosso corpo produz constrição dos vasos sanguíneos periféricos, o que implica na redução do fluxo sanguíneo para os locais mais superficiais e redirecionando este sangue para as regiões centrais do corpo, portanto, utilizar vestimentas adequadas antes e depois do treino é muito importante para evitar a perda de calor, principalmente nas estremidades do corpo. Dessa forma também é importante aumentar o tempo de aquecimento em dias frios. Comece mais devagar que o habitual, pois a baixa temperatura engana bastante, fazendo as pessoas forçarem além do limite. Continue com uma blusa leve e aos poucos, na medida em que for elevando a temperatura corporal, retire-a, dessa forma, o corpo não ficará exposto ao frio antes de elevar a temperatura. Essa dica é muito importante para os dias de provas, não vá para a largada com o corpo frio!!!

 

Durante o treino

          Durante o exercício físico, temos uma resposta imediata no sistema imune. Devido ao estresse, as células imunológicas reduzem sua capacida funcional e seu número, no qual o grau de variação dessa queda de imunidade está diretamente relacionada com a intensidade e volume.

          As dores ósteo-mio-articulares podem ficar mais aparentes, pois o frio aumenta a sensibilidade nas terminações nervosas.

          Vale a pena salientar, que por causa do frio, os mamilos podem ficar rígidos, provocando irritações e lesões quando em contato com a roupa durante o exercício.

 

Pós treino

          Após o treino, a troca da roupa molhada é muito importante, pois esta, quando em contato com o corpo, prejudica a termorregulação corporal podendo gerar até hipotermia em casos mais extremos.

          Ao chegar em casa, alimente-se bem, tome um banho quente, coloque roupas secas e tome cuidado com pessoas já adoecidas. Após o treino intenso existe o fenômeno chamado de “janela aberta” que varia de 3 até 72 horas após o exercício. Neste período estamos mais sucetíveis à infecções do trato respiratório, portanto, cuidado!

 

          Vamos encarar o frio com tudo! Bons treinos!

 

 

Sport Story Team, São Bernardo do Campo, Agosto de 2014.

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